* Como organizar uma panfletagem eficiente:
A panfletagem é ainda um recurso válido para o mercado imobiliário e com possibilidade de grande retorno, desde que seja planejada observando, principalmente, o fluxo de pessoas nas quais você quer impactar com a campanha e o que estas pessoas esperam de uma estratégia que, de certo modo, é intrusiva.
* O sucesso de uma panfletagem eficiente consiste em 6 pontos a serem observados:
Quem é o cliente que quer impactar;
Linguagem utilizada no panfleto;
Estudo sobre os locais frequentados pelo seu público;
Como e quando se deslocam até estes locais;
Tipo de abordagem de entrega;
Apoio extra, quando necessário.
* Quem é o cliente que quer impactar:
O primeiro passo, para tudo, é saber quem é o seu cliente que vai receber estes panfletos. A partir daí, você consegue buscar informações para traçar o melhor plano de ação e não errar o alvo.
Os próximos pontos darão mais objetividade ao “o que preciso saber sobre este cliente”.
* Linguagem utilizada no panfleto:
Isto para a linguagem no geral, em como comunicar sua oferta, seja ela sobre um lançamento, seja ela uma simples divulgação da sua imobiliária.
:D Aqui na De A(a)Z Ltda., desenvolvemos um e-book gratuito com dicas de Design para o Mercado Imobiliário. Com ele, você terá um norte ao conceber o seu material gráfico e observar quais serão as cores compatíveis, formas e apelos que melhor se adaptam ao que está comunicando e com o público que você se comunica.
* Por exemplo. Para um público que tem interesse em um produto popular, como um Minha Casa Minha Vida, use cores mais vivas e chamadas como “Apartamentos com subsídio de até R$17 mil”. Já para o público para o alto padrão, use cores mais elegantes e chamadas que valorizem o status quo do futuro morador.
* Porém, montar sua comunicação somente pelo fator econômico não é suficiente para determinar o modo de comunicar, pois hoje, com a internet, a informação que atinge todas as classes sociais cria um certo padrão entre todos. Logo, você poderá explorar nichos e linguagens específicas para um público que mais se enquadra em um produto.
* Aí então você precisa saber qual cliente poderia gostar de viver naquele lugar e com o que há em seu entorno. Por exemplo, se há escolas por perto e é um empreendimento com apartamentos de dois quartos, ele parece ser ideal para uma família com filhos pequenos ou casal que pretende ter filho e está planejando isto. Neste caso, salientar a imagem da família no panfleto pode fazer brilhar os olhos do cliente, bem mais que se utilizasse a foto da fachada somente.
:D Pesquisa IBOPE: hábitos de consumo e comportamento da Classe C
Entrega panfleto semáforo
Créditos: Ruanda Mídia Alternativa
* Se seu público é jovem e/ou você sabe que usa smartphones e a rede 3G, por ser uma boa ideia utilizar QR-Codes nos panfletos para que ele acesse a página do empreendimento com este “link” facilitado. Para saber mais sobre o uso potencial dos QR-Codes no mercado imobiliário, leia este post do Guru do Corretor.
* A linguagem também se estende ao tato e, para isto, investir ou não em papéis de maior gramatura e acabamentos especiais, fará diferença em seu cliente, principalmente para os mais exigentes. Também escrevemos sobre este ponto aqui no Guru do Corretor, leia aqui a parte 1 e aqui a parte 2.
* Estudo sobre os locais frequentados pelo seu público:
Conhecendo quem é a pessoa que você quer impactar, é hora de saber que lugares frequentam. Não falo no sentido de “em que barzinho ele vai pro Happy Hour” ou “onde ele compra os seus sapatos”.
Mas faça-se as seguintes perguntas: qual a zona da cidade que eles possivelmente trabalham, qual shopping frequentam, quais pontos de ônibus costumam utilizar, onde moram, etc.
Assim, sabendo aonde vão aos fins de semana ou durante a rotina semanal, você poderá apontar locais precisos para um ponto fixo de panfletagem ou, se for o caso, quais zonas cobrir com panfletagem “móvel”.
* Como e quando se deslocam até estes locais:
Sabendo a rotina de seu público-alvo, você pode direcionar as equipes que farão a panfletagem até os locais onde existe um fluxo maior de pessoas.
Costumam-se andar de carro, coloque equipes próximas a cruzamentos de grande fluxo por onde fazem o trajeto casa-trabalho ou casa-compras. Frequentam-se algum parque na cidade aos finais de semana, distribua próximo a estes – mas cuidado com a abordagem, pois este é um momento de descanso! E este é o próximo ponto.
* Se costumam usar o serviço público de transporte, como metrô, trens ou ônibus, distribua equipes nos pontos onde se concentram em maior número e observe, no caso de estações ou rodoviárias, as saídas existentes para que possa maximizar o número de pessoas recebendo seu material.
* Outra forma é organizar a panfletagem itinerante, que se desloca por bairros e vias principais distribuindo o material. Só tenha em mente se seu intuito é entregar em mãos ou na caixa de correspondência, pois terá de definir a hora e o dia para a entrega. Se em mãos, é preferível fazê-lo no fim de semana, se em caixas de correio, pode ser em dias de semana no horário comercial.
* Se o empreendimento já estiver localizado no caminho de fluxo destes clientes, prepare uma equipe para entregar os panfletos na proximidade dele, e os instrua a apontar o local do lançamento e plantão de vendas. Aos fins de semana, quando as pessoas poderão ter mais tempo para visitar ou conversar mais, selecione os melhores corretores para fazer esta abordagem, mas não o faça como um “entregador de panfletos” qualquer, você é um corretor, tem sangue de vendedor e precisa estar tão alinhado em seu discurso, aparência e energia quanto o estariam em um plantão de vendas.
:D Tipo de abordagem de entrega:
Com seu público definido, trajetos e materiais alinhados com eles, é hora de definir o tipo de abordagem que os entregadores deverão ter ao se relacionarem com seus potenciais clientes.
Públicos mais exigentes estarão mais abertos a ações uniformizadas. Talvez até mesmo com uma equipe que conte com um estande de apoio para dar mais credibilidade à ação.
Aqui convém refletir sobre se a entrega será em pontos fixos ou de modo itinerante, se será feita em mãos ou não. Se próximo ao empreendimento, selecione bem os corretores e defina um tipo de abordagem em comum entre eles. Etiquetar os materiais, personalizando com os dados do corretor que o entrega, é o ideal para que o cliente não se perca no plantão de vendas ou no telefone da imobiliária.
:D Apoio extra:
* Para ações itinerantes, é interessante ter um carro de som rodando um script gravado, breve e direto que acompanhe os entregadores. Isto funciona muito bem com ações de cadastramento para lançamentos Minha Casa, Minha Vida (experiência própria).
* Com ações que percorram diversos pontos da cidade, é interessante cruzar as equipes lançando um dia a equipe de entrega no local A, e o carro de som no local B, e no dia seguinte inverter. Assim você mantém aquecido o interesse dos moradores.
* Em ações fixas, como em semáforos, contar com faixas pode atrair mais a atenção do motorista e torná-lo mais receptivo e fazê-lo aceitar o panfleto. Também, quando a entrega ocorrer para pedestres, contar com o apoio de um estande, como já comentado aqui, pode melhorar a receptividade das pessoas.
:D Bom é isso aí e espero ter contribuído com mais essas orientações básica para um melhor rendimento de todos os nossos panfletistas e empresas coligadas.
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