Panfletagem como Estratégica de Marketing



* Panfletagem como Estratégica de Marketing:
Avaliando o mercado...


* A distribuição de panfletos nas ruas e estabelecimentos da cidade é uma ação de marketing comum e bastante antiga, mas que feita de forma isolada, pode ser encarada como os spams da vida real.

* Segundo um estudo realizado pela Universidade dos Estados Unidos - Stanford Graduate School of Business - este é o meio muito efetivo de publicidade. Mas para o diretor comercial da TOP10 Marketing e Promoção, Fabiano Carreira, as ações de panfletagens feitas sem planejamento estratégico não dão um retorno eficaz para as empresas. “Devido à quantidade de folders distribuídos nas ruas e sinais de trânsito, as pessoas fixam o olhar nos panfletos, em média, apenas quatro segundos e descartam o material no lixo”.

* O objetivo é que o cliente não apenas receba a informação impressa, mas, principalmente, que entenda o propósito da empresa e fixe a mensagem do serviço ou produto oferecido. “O que realmente atrai o consumidor é uma ação estratégica conjunta com a panfletagem, seja ela em blitz promocional com entrega de brindes ou em formas diferenciadas de abordagem”, explica Carreira.


* Quando se fala em uma campanha de marketing planejada, as ações de panfletagem são ferramentas importantes se destinadas ao público ideal, no momento correto e em quantidades interessantes. Neste caso, dão retorno bastante satisfatório às empresas. “Como exemplo de uma ação bem sucedida, realizamos a divulgação da nova loja da JAC MOTORS em pontos estratégicos da cidade, com um trio elétrico. Para a ação, foram treinados promotores para a entrega de panfletos, como divulgação complementar da ação”, conta. Ao contrário do que se imaginam as ações de sampling ou panfletagem nem sempre estão ligadas a empresas populares.

* Para Bira Miranda, diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing, este tipo de estratégia está cada vez mais ampla. “A panfletagem não é mais a simples entrega do material, as ações evoluíram muito. Em geral, ela é usada para atingir um público regionalizado, de maneira cirúrgica. Já fizemos ações em diferentes pontos de divulgação como ruas, bares, ônibus e metrô”, conta.



* Para esclarecer o fato, Miranda conta um case de panfletagem para o setor farmacêutico. “Fomos contratados para divulgar a nova loja de uma rede de drogarias”. Para isso, contamos com a ajuda de promotoras capacitadas para panfletar em uma academia de ginástica, distribuindo o material de divulgação e amostras de suplementos alimentares para os clientes. Neste caso, a abordagem amigável das promotoras foi fundamental para garantir a aproximação.

* “Assim, conseguimos agregar valor à entrega dos panfletos, atingindo o público-alvo do estabelecimento de uma maneira relevante e diferenciada”, detalha.
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