Como agir na hora da seleção.



:D INFORME PUBLICITÁRIO:

* Como agir na hora da seleção.

O desempenho comportamental e a postura de um candidato em um processo seletivo são fatores que influenciam na decisão dos selecionadores.

<3 a="" alguns="" ar="" bem="" come="" de="" em="" funcionam="" o.="" ou="" p="" passar="" processo="" qualquer="" que="" sele="" seletiva="" truques="" vou="">
Seja nas dinâmicas de grupo ou na entrevista, o candidato precisa estar preparado para expor as suas qualificações de forma competitiva. Para tal, é importante seguir certos padrões comportamentais que irão colaborar na conquista de uma nova oportunidade de trabalho.

A) Sempre desliguem seus celulares.
B) Nunca fique de conversa um com o outro ao seu lado.
C) Preste bastante atenção no que os selecionadores estão dizendo, mesmo quando estão apenas falando entre si.
D) Evite fazer perguntas desnecessárias ou o que o próprio anuncio já o tenha dito antes.
E) Mantenha o seu foco. Lembre-se, muitos foram convocados, mas poucos serão os selecionados.

Para começar, chegar no horário combinado é fundamental.


A) Seja lá qual for o dia de uma PRESENCIAL, esteja disposta e concentrada no horário certo.
B) Procure sair com antecedência, pois a equipe de seleção pode atrasar, mas você não.

O profissional deve se certificar do caminho que irá fazer até o local da seleção para que não ocorra nenhum imprevisto. “O lado comportamental, muitas vezes, se sobressai ao conhecimento técnico e currículo da pessoa.

A) Ninguém é melhor que ninguém num processo seletivo, mas uma pessoa se sobressai a outra, mesmo sendo essa outra mais extra curriculada ou de beleza exagerada.

B) Se abstenha apenas em seu propósito de estar ali e por quê estar auí?

Existem padrões comportamentais básicos que são regidos pelo bom senso, como esperar a vez para falar e agir com cordialidade com as pessoas que estão participando do processo”.

A) Lembre-se que numa dinâmica de grupo, sempre tem os que se acham mais espertos e comunicativos. Estes podem ser os primeiros a serem desligado de um Job ou de um emprego fixo. Pois pessoas que não escutam, sabiamente nunca sabem o que vão falar.

Além da boa articulação e conteúdo na hora de responder às perguntas do selecionador, a linguagem não verbal também influi na percepção do candidato.

A) Procure evitar vícios de linguagem e falar com demasiado gesto corporais.

B) Saiba que quem estar ao seu lado, não é seu amigo(a) e sim um adversário a altura a conquistar a vaga que poderia ser sua.

* Ela é uma representação do nosso mundo interior e pode indicar características da personalidade. Manter os braços cruzados e olhar o relógio toda hora são indicativos de uma pessoa fechada e ansiosa.


A) Ao você sempre olhar para o relógio ou o celular, ou mesmo para as meninas passar as mãos em seus cabelos, estará simplesmente se denunciando e que se fosse por sua vontade própria você não estaria por ali e sim onde sua cabeça estar concentrada. Tome muito cuidado.

Cumprimentar com um aperto de mão firme e manter contato visual com o entrevistador são duas atitudes simples, mas que podem pesar na avaliação do candidato.

A) Lembre-se que para cada seletiva, vai existir uma próxima com outros possíveis adversários. Vença um a um dos seus oponentes. Pense assim: Primeiro você, segundo você e terceiro você. O resto é resto.

Dependendo da área de atuação, o profissional pode ter uma postura diferente. Em áreas como Vendas, Marketing e Comunicação é essencial que seja mais expansivo e proativo.

A) Já demos uma aula sobre isso aqui em nosso Facebook a respeito do assunto. Ou seja, quando afirmar: Disponibilidade total, siba que essa expressão é total e não parcial. (Procure essa aula em nossos posts).

B) Saiba e entenda que a BELEZA permite o INGRESSO mas nunca a PERMANÊNCIA.

* Em setores como a Tecnologia da Informação, este perfil comunicativo já não influencia tanto, e ser mais recatado não desqualifica o profissional. Cabe ao recrutador avaliar o perfil e competências necessárias para cada área ou empresa contratante.

A) Salvo quando é uma ação promocional, onde o recrutador terá que avaliar não só a imagem do entrevistado, quanto o seu poder de COMUNICAÇÃO.


* De acordo com vários itens e fatores podem ter caráter eliminatório, independentemente do perfil de empresa ou setor de atuação.

A) Ser muito prolixo, tomando o tempo de outros participantes, por exemplo, prejudica a imagem do indivíduo na seleção.

B) Falar mal da organização que trabalhava anteriormente ou fazer comentários que depreciem outros candidatos são dois fatores extremos e que causam impacto negativo.

:D Destaque-se:

* Para obter sucesso, a flexibilidade é essencial. O candidato deve ser adaptável a cada situação e cultura de empresa a fim de se sobressair aos outros participantes.

A) Procure sempre estar presente nas atividades da empresa, mesmo que seja em páginas de relacionamentos.

B) Simplesmente não curta as imagens e vídeos postados, mas exerça o seu potencial em fazer cometários que expõe a sua maneira de pensar.


* O importante é não deixar de agir naturalmente, buscando um equilíbrio entre a imagem que quer passar e o que os selecionadores precisam para escolhê-lo.

A) Não force uma situação, seja clara ao expressar sua opinião sobre indeterminado assunto. Melhor se expor, mesmo de forma errônea do que não se expor.

B) Mas sempre se lembre quem é você e quem estar lhe fazendo as perguntas.

• Seja educado, fale pausadamente e explore ao máximo sua experiência profissional;

• Fale apenas de aspectos positivos, evitando queixas ou tom de arrependimento por não ter feito algum curso, reclamar de algo errado, do atraso ou de seus compromissos para as horas restantes do dia, entre outros;

• Seja um bom ouvinte. Não interrompa o entrevistador em hipótese alguma e fale o necessário: nem muito, nem pouco;

• Tenha uma postura séria e profissional;

• Nunca fale mentiras ou gírias;

• Tenha atenção especial à linguagem, evitando cometer erros de português.

:D Seguir as regras citadas acima é favorável para tirar o nervosismo e a ansiedade do candidato.

Estar preparado e adotar um perfil seguro ajuda, e muito, na performance em uma entrevista de emprego. “Quando o assunto é o currículo da pessoa, as perguntas não fogem de um padrão.

É importante estar com as respostas na ponta da língua para mostrar que domina e está pronto para o novo cargo.


Bom pessoal, espero que com essas dicas fundamentais você esteja apta a completar o nosso elenco de BONS PROFISSIONAIS.

:D E por fim, saiba sempre a natureza do que diz a expressão: VESTIR A CAMISA.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários: