Curso De Enfermagem






Nas últimas décadas o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico promoveu profundas modificações no mundo do trabalho, incluindo o perfil profissional que se deseja formar. Os problemas e desafios profissionais exigem um novo conjunto de valores, juntamente com novas qualificações.
A importância da qualificação profissional para a vida das pessoas, encontra-se na possibilidade de acesso as oportunidades de trabalho, que por sua vez, têm suas características modificadas a cada dia.  A capacitação não só dá condições para o exercício de determinadas profissões como também objetiva preparar para o mundo do trabalho, oferecendo a oportunidade de uma melhor adaptação ao mercado competitivo, uma vez que a pessoa deverá estar pronta, com hábitos e atitudes condizentes às exigências do mercado de trabalho. 
O perfil profissional desejado não é mais o mesmo de antes, hoje encontrará lugar no mercado o profissional que seja rapidamente adaptável a mudanças, flexível, criativo, curioso, com iniciativa capaz de visualizar e resolver problemas. Assim, é necessário adequar-se as transformações.
Em Pernambuco, na área da Saúde, fatores tais como: a expansão da Atenção Básica através do Programa de Saúde da Família, o aumento do número dos planos de saúde e hospitais públicos e privados como também as ações integradas a saúde passaram a ser desenvolvidas em outros ambientes como domicílios, escolas, creches, centros comunitários e empresas.  Todos esses dados, contribuem para a necessidade de formação profissional de técnico de enfermagem.

O curso de Enfermagem na FACHO

O enfermeiro a ser formado pela FACHO será pautado pela visão generalista. A formação profissional o capacitará a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgste da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional em reconhecer-se como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar.



  • Breve histórico da educação no Brasil;
  • Conceito e considerações gerais sobre educação;
  • Inserção do trabalho na vida do homem e a educação de adultos;
  • Teorias da administração;
  • Liderança em enfermagem - busca por um serviço de educação continuada eficiente;
  • Importância do treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações;
  • Importância do treinamento e desenvolvimento do pessoal da enfermagem nas organizações;
  • Educação em serviço;
  • Educação em saúde;
  • Educação permanente;
  • Educação continuada;
  • O enfermeiro no processo de educação;
  • Formação do processo de educação continuada;
  • Estrutura administrativa da educação continuada;
  • Recursos para a realização da educação continuada;
  • Tipos de programas de educação continuada;
  • Planejamento do serviço de educação continuada;
  • Sistematização da assistência de enfermagem;
  • Conceito de sistematização da assistência de enfermagem e processo de enfermagem;
  • Bases legais para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem;
  • Implantação do processo de enfermagem;
  • Teorias de enfermagem;
  • Introdução às teorias de enfermagem;
  • Introdução;
  • Técnicas para exame físico;
  • Posições para exame físico;
  • Exame físico geral;
  • Avaliação mental;
  • Exame físico específico;
  • Histórico de enfermagem;
  • Estrutura de diagnóstico de enfermagem;
  • Desenvolvimento dos diagnósticos de enfermagem;
  • Desenvolvimento de uma taxonomia;
  • Estrutura da taxonomia II (2009/2011);
  • Eixos da taxonomia II;
  • Componentes e tipos dos diagnósticos de enfermagem;
  • Tipos de diagnósticos de enfermagem;
  • Exemplos de diagnósticos de enfermagem;
  • Planejamento da assistência de enfermagem;
  • Implementação dos cuidados de enfermagem;
  • Anotações de enfermagem;
  • Evolução de enfermagem;
  • Sistematização da assistência de enfermagem - controle e avaliação;
  • Modelos de impressos utilizados na implantação da SAE;
  • Instrumento de coleta de dados em UTI neonatal;
  • Experiências na implantação da SAE;
  • Referências bibliográficas.



  • ESTE CURSO CONTÉM 04 DVDS



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