Como organizar uma panfletagem eficiente
A panfletagem é ainda um recurso válido para o mercado imobiliário e com possibilidade de grande retorno, desde que seja planejada observando, principalmente, o fluxo de pessoas nas quais você quer impactar com a campanha e o que estas pessoas esperam de uma estratégia que, de certo modo, é intrusiva.
O sucesso de uma panfletagem eficiente consiste em 6 pontos a serem observados:
- quem é o cliente que quer impactar;
- linguagem utilizada no panfleto;
- estudo sobre os locais frequentados pelo seu público;
- como e quando se deslocam até estes locais;
- tipo de abordagem de entrega;
- apoio extra, quando necessário.
Quem é o cliente que quer impactar
O primeiro passo, para tudo, é saber quem é o seu cliente que vai receber estes panfletos. A partir daí, você consegue buscar informações para traçar o melhor plano de ação e não errar o alvo.
Os próximos pontos darão mais objetividade ao “o que preciso saber sobre este cliente”.
Linguagem utilizada no panfleto
Isto para a linguagem no geral, em como comunicar sua oferta, seja ela sobre um lançamento, seja ela uma simples divulgação da sua imobiliária.
Aqui no Guru do Corretor, desenvolvemos um ebook gratuito com dicas de Design para o Mercado Imobiliário. Com ele, você terá um norte ao conceber o seu material gráfico e observar quais serão as cores compatíveis, formas e apelos que melhor se adaptam ao que está comunicando e com o público que você se comunica.
Por exemplo. Para um público que tem interesse em um produto popular, como um Minha Casa Minha Vida, use cores mais vivas e chamadas como “Apartamentos com subsídio de até R$17 mil”. Já para o público para o alto padrão, use cores mais elegantes e chamadas que valorizem o status quo do futuro morador.
Porém, montar sua comunicação somente pelo fator econômico não é suficiente para determinar o modo de comunicar, pois hoje, com a internet, a informação que atinge todas as classes sociais cria um certo padrão entre todos. Logo, você poderá explorar nichos e linguagens específicas para um público que mais se enquadra em um produto.
Aí então você precisa saber qual cliente poderia gostar de viver naquele lugar e com o que há em seu entorno. Por exemplo, se há escolas por perto e é um empreendimento com apartamentos de dois quartos, ele parece ser ideal para uma família com filhos pequenos ou casal que pretende ter filho e está planejando isto. Neste caso, salientar a imagem da família no panfleto pode fazer brilhar os olhos do cliente, bem mais que se utilizasse a foto da fachada somente.
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Se seu público é jovem e/ou você sabe que usa smartphones e a rede 3G, por ser uma boa ideia utilizar QR-Codes nos panfletos para que ele acesse a página do empreendimento com este “link” facilitado. Para saber mais sobre o uso potencial dos QR-Codes no mercado imobiliário, leia este post do Guru do Corretor.
A linguagem também se estende ao tato e, para isto, investir ou não em papéis de maior gramatura e acabamentos especiais, fará diferença em seu cliente, principalmente para os mais exigentes. Também escrevemos sobre este ponto aqui no Guru do Corretor, leia aqui a parte 1 e aqui a parte 2.
Estudo sobre os locais frequentados pelo seu público
Conhecendo quem é a pessoa que você quer impactar, é hora de saber que lugares frequentam. Não falo no sentido de “em que barzinho ele vai pro Happy Hour” ou “onde ele compra os seus sapatos”.
Mas faça-se as seguintes perguntas: qual a zona da cidade que eles possivelmente trabalham, qual shopping frequentam, quais pontos de ônibus costumam utilizar, onde moram, etc.
Assim, sabendo aonde vão aos fins de semana ou durante a rotina semanal, você poderá apontar locais precisos para um ponto fixo de panfletagem ou, se for o caso, quais zonas cobrir com panfletagem “móvel”.
Como e quando se deslocam até estes locais
Sabendo a rotina de seu público-alvo, você pode direcionar as equipes que farão a panfletagem até os locais onde existe um fluxo maior de pessoas.
Se costumam andar de carro, coloque equipes próximas a cruzamentos de grande fluxo por onde fazem o trajeto casa-trabalho ou casa-compras. Se frequentam algum parque na cidade aos finais de semana, distribua próximo a estes – mas cuidado com a abordagem, pois este é um momento de descanso! E este é o próximo ponto.
Se costumam usar o serviço público de transporte, como metrô, trens ou ônibus, distribua equipes nos pontos onde se concentram em maior número e observe, no caso de estações ou rodoviárias, as saídas existentes para que possa maximizar o número de pessoas recebendo seu material.
Outra forma é organizar a panfletagem itinerante, que se desloca por bairros e vias principais distribuindo o material. Só tenha em mente se seu intuito é entregar em mãos ou na caixa de correspondência, pois terá de definir a hora e o dia para a entrega. Se em mãos, é preferível fazê-lo no fim de semana, se em caixas de correio, pode ser em dias de semana no horário comercial.
Se o empreendimento já estiver localizado no caminho de fluxo destes clientes, prepare uma equipe para entregar os panfletos na proximidade dele, e os instrua a apontar o local do lançamento e plantão de vendas. Aos fins de semana, quando as pessoas poderão ter mais tempo para visitar ou conversar mais, selecione os melhores corretores para fazer esta abordagem, mas não o faça como um “entregador de panfletos” qualquer, você é um corretor, tem sangue de vendedor e precisa estar tão alinhado em seu discurso, aparência e energia, quanto o estaria em um plantão de vendas.
Tipo de abordagem de entrega
Com seu público definido, trajetos e materiais alinhados com eles, é hora de definir o tipo de abordagem que os entregadores deverão ter ao se relacionarem com seus potenciais clientes.
Públicos mais exigentes estarão mais abertos a ações uniformizadas. Talvez até mesmo com uma equipe que conte com um estande de apoio para dar mais credibilidade à ação.
Aqui convém refletir sobre se a entrega será em pontos fixos ou de modo itinerante, se será feita em mãos ou não. Se próximo ao empreendimento, selecione bem os corretores e defina um tipo de abordagem em comum entre eles. Etiquetar os materiais, personalizando com os dados do corretor que o entrega, é o ideal para que o cliente não se perca no plantão de vendas ou no telefone da imobiliária.
Apoio extra
Para ações itinerantes, é interessante ter um carro de som rodando um script gravado, breve e direto que acompanhe os entregadores. Isto funciona muito bem com ações de cadastramento para lançamentos Minha Casa, Minha Vida (experiência própria).
Com ações que percorram diversos pontos da cidade, é interessante cruzar as equipes lançando um dia a equipe de entrega no local A, e o carro de som no local B, e no dia seguinte inverter. Assim você mantém aquecido o interesse dos moradores.
Em ações fixas, como em semáforos, contar com faixas pode atrair mais a atenção do motorista e torná-lo mais receptivo e fazê-lo aceitar o panfleto. Também, quando a entrega ocorrer para pedestres, contar com o apoio de um estande, como já comentado aqui, pode melhorar a receptividade das pessoas.
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